Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Parceria comercial ganha impulso em missão histórica

Em 2023, Camboja importou mais de US$30 milhões em produtos agropecuários do Brasil, sendo carnes mais da metade do volume
feedfood

A recente missão considerada histórica entre Brasil e Camboja marcou um momento importante na relação entre ambos, consolidando os laços comerciais e de investimento.

A visita ao país asiático contou com a presença de representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA), das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Durante o encontro realizado na última semana, o foco foi o fortalecimento de parcerias, novos mercados e investimentos bilaterais.

Na ocasião, reunindo mais de 100 participantes, entre autoridades governamentais e representantes do setor empresarial, o Seminário Empresarial Brasil-Camboja em Phnom Penh abriu a missão.

O foco do encontro foi o fortalecimento de parcerias, novos mercados e investimentos bilaterais (Foto: divulgação)

Os debates foram desenvolvidos por meio de rodadas de conversas setoriais, ampliando as possibilidades de parcerias estratégicas em diversos segmentos da economia, com o objetivo de fomentar o intercâmbio de informações e explorar novas oportunidades de cooperação entre as nações.

Ainda durante a missão houve uma reunião relevante entre a delegação brasileira do MAPA, liderada pelo Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Camboja, Dith Tina.

A reunião teve como foco as negociações para a abertura do mercado cambojano a produtos brasileiros como a carne bovina, produtos lácteos, farinhas de origem animal e pet food, além da implementação de certificação fitossanitária.

A suspensão cambojana da importação de alguns produtos cárneos, – medida temporária válida até setembro de 2024, também foi tema de debate, devido aos pés e asas de frango exportados pelo Brasil que são afetados.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Projeto desbrava fronteiras impulsionando negócios de mulheres exportadoras

Piscicultores de MG recebem repasse de R$ 500 mil

Luís Gustavo Cardoso deve assumir secretaria no Ministério da Pesca e Aquicultura