Ação liderada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no México deve render novos acordos. Exportadores projetam US$ 80 milhões em negócios.
Segundo os levantamentos realizados junto às indústrias brasileiras participantes da ação, foram realizados US$ 6,7 milhões em negócios durante os três dias da Expo Carnes y Lacteos 2023. O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de fevereiro em Monterrey (México).
A participação da ABPA contou com apoio de cinco agroindústrias brasileiras: BRF, Copacol, C.Vale, Netto Alimentos e Pif Paf. Grupo representou as cadeias exportadoras de carne de frango, carne suína e ovos.
“Após quatro anos, retornamos à Expo Carnes y Lacteos e o resultado não poderia ser mais positivo. A forte procura pelos exportadores brasileiros nos indicam a consolidação de uma relação de longo prazo. Queremos consolidar nossa posição de apoio à produção local e à população mexicana, contribuindo para o suprimento da demanda por aves, suínos e ovos, em um momento especialmente delicado para o quadro inflacionário do país da América do Norte. A participação no evento também marcou a realização das primeiras vendas de carne suína para o mercado”, avalia o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.
Além de contatos comerciais, a ABPA também realizou diversos encontros com stakeholders locais, com o objetivo de reforçar a posição nacional no apoio ao suprimento da demanda local de alimentos, em complementação à produção local das proteínas. Com este mesmo objetivo, materiais promocionais impressos e eletrônicos foram distribuídos com informações sobre as empresas exportadoras e sobre a cadeia produtiva do Brasil.
O México está entre os 10 principais importadores de carne de frango do Brasil. Em 2022, importou 140,3 mil toneladas, alta de 34,3% quando comparado com 2021, com 104,4 mil toneladas.
Fonte: ABPA, adaptado pela equipe Feed&Food.
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