Devido a oferta controlada e ao mercado aquecido, preços da tilápia estavam em movimento de alta há três meses. Contudo, como aponta análise realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, valores, influenciados pela maior disponibilidade de animais, recuaram na maioria das regiões acompanhadas.
Segundo os pesquisadores do Cepea, a pressão veio da baixa demanda por parte das indústrias, Ceasas e feiras, que, por sua vez, relataram enfraquecimento das vendas no varejo e no mercado de food service. “Além disso, produtores de alevinos indicaram que a oferta do animal na fase inicial já se normalizou, mas o ritmo de comercialização está fraco”.
“No geral, compradores estão sendo mais cautelosos no alojamento, devido ao alto custo de produção e a consequentes dificuldades no repasse desses aumentos ao valor do peixe”, ressalta o Centro de Estudos.
Em levantamento recente, na região dos Grandes Lagos (noroeste do Estado de São Paulo e divisa de Mato Grosso do Sul), a tilápia in natura foi negociada a R$ 7,59/kg em novembro, recuo de 1,1% em relação a outubro.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo