in

Novembro marca queda nos preços da tilápia

Análise realizada pelo Cepea aponta baixa após três meses seguidos em ascensão

REPRODUÇÃO

Devido a oferta controlada e ao mercado aquecido, preços da tilápia estavam em movimento de alta há três meses. Contudo, como aponta análise realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, valores, influenciados pela maior disponibilidade de animais, recuaram na maioria das regiões acompanhadas.

Segundo os pesquisadores do Cepea, a pressão veio da baixa demanda por parte das indústrias, Ceasas e feiras, que, por sua vez, relataram enfraquecimento das vendas no varejo e no mercado de food service. “Além disso, produtores de alevinos indicaram que a oferta do animal na fase inicial já se normalizou, mas o ritmo de comercialização está fraco”.

“No geral, compradores estão sendo mais cautelosos no alojamento, devido ao alto custo de produção e a consequentes dificuldades no repasse desses aumentos ao valor do peixe”, ressalta o Centro de Estudos.

Em levantamento recente, na região dos Grandes Lagos (noroeste do Estado de São Paulo e divisa de Mato Grosso do Sul), a tilápia in natura foi negociada a R$ 7,59/kg em novembro, recuo de 1,1% em relação a outubro.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Preços dos ovos apresentam recuo em São Paulo

Médico veterinário alerta sobre mastites

Palestra da JINC aborda carne cultivada

Rabobank analisa mercado lácteo mundial

DINHEIRO

Adisseo reajustará preços de portfólio de especialidades