Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Nova certificação digital gera ganhos de competitividade para exportadores

De acordo com a ABPA, o processo estabelecido com a União Europeia pelo Governo Federal reduz prazos e custos
feedfood
Foto: reprodução

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) anunciou a primeira efetivação de exportação do Brasil com Certificado de Origem Digital. O processo que estabelece novos patamares de otimização de tempo e desburocratização para as exportações brasileiras com destino a União Europeia foi celebrado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta terça-feira (27).

Segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, este é um avanço sem precedentes em nossa capacidade competitiva, resultado direto da atuação do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, como também da Secretaria de Comércio Exterior, liderada por Tatiana Prazeres.

“Entramos em uma nova era nos processos de exportação. Agora, além da otimização do tempo, redução de burocracia e de papel, temos uma redução de custos que vão além dos valores de certificação e alcançam todo o processo de desembaraço e exportação”, comemorou Ricardo.

Foto: reprodução
Processo estabelece novos patamares de otimização de tempo e desburocratização para as exportações brasileiras com destino a União Europeia (Foto: reprodução)

No novo processo não existe mais qualquer custo na emissão do certificado, substituindo os trâmites antigos que incluíam pedidos por papel, trâmites burocráticos e o custo de 166 reais por certificado, sendo realizada e processada agora quase que instantaneamente, sem a necessidade de aguardar dez dias úteis para a conclusão.

“Após estes 12 meses desde a implantação da certificação com o Reino Unido e a avaliação dos impactos positivos gerados diretamente, estamos certos que teremos ganhos sólidos junto aos embarques para a União Europeia”, frisou o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua.

Ainda de acordo com Luís, a otimização dos processos deu maior capacidade de planejamento de exportação para as empresas, permitindo também uma competitividade melhor e custos menores.

Fonte: ABPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Tendência de crescimento na oferta global deve se consolidar na avicultura

122 países fecham acordo para alavancar investimentos estrangeiros

Exportação de carne deve ser ampliada para União Africana