BOVINOCULTURA

Conteúdo

Negociação para compra do boi gordo mantém patamar elevado

feedfood
Foto: reprodução

Entre altos e baixos de um setor produtivo robusto, a novela que envolve a bovinocultura nacional apresenta um novo capítulo. Como aponta levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o boi segue negociado acima de R$ 330 e o abate em 2021 foi o menor em 17 anos.

Segundo o material divulgado nesta quinta-feira (17), “desde o início deste ano, os valores da arroba do boi gordo vêm operando acima da casa dos R$ 330 no estado de São Paulo”. Para os pesquisadores do Cepea, isso ocorre em decorrência da manutenção dos elevados patamares de preços da arroba bovina, que se deve à demanda internacional aquecida e à baixa oferta de animais para abate.

“De fato, dados divulgados neste mês pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que o volume de animais abatido em 2021 foi o mais baixo em 17 anos. Por outro lado, o Instituto também indica que a produtividade por animal (quantidade de carne produzida por cabeça) vem crescendo nos últimos anos, atingindo recorde em 2021, resultado de investimentos em tecnologia (nutrição, sanidade, manejo de pasto e genética) realizados pelo setor pecuário nacional”, analisa o Centro de Estudos.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Suinocultura deve encerrar ano com bons números

Avicultura se mostra robusta em produção, exportação e consumo

FAESP comemora fim de embargo chinês à carne bovina