A última semana do ano de 2023 foi fechada com os preços estáveis, os quais mantiveram firmes as cotações nas praças pecuárias paulistas, conforme divulgado pela Scot Consultoria na sexta-feira (29).
Os principais fatores para justificar este resultado são as férias coletivas em boa parte dos frigoríficos e as escalas de abate preenchidas para a primeira semana de 2024. Poucos negócios foram reportados, colaborando para a estabilidade.
Para os próximos dias da primeira semana do ano, a estimativa é que as vendas da carne bovina no período das festas de fim de ano escoem o estoque.
Contudo, não são esperadas muitas mudanças na oferta de boiadas no curto prazo caso o escoamento da proteína não ocorra dentro do que esperam as indústrias – a pressão será baixa.
Na região Oeste do Rio Grande do Sul com as escalas de abate preenchidas em média por 7 dias, as cotações da arroba do boi gordo, vaca e novilha permaneceram estáveis na comparação diária.
Já na região de Pelotas, no Rio Grande do Sul, as referências de preços permaneceram firmes. E na região do Triângulo Mineiro o mercado encerrou a última semana sem alterações nas cotações.
Fonte: Scot Consultoria, adaptado pela equipe FeedFood.
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023