in

Marfrig participa do GLF Amazonia 2021 – Global Landscapes Forum

Evento tem como foco discutir sobre soluções integradas para as questões ambientais

Marfrig participa dia 22 de setembro de 2021 do GLF Amazônia, Global Landscapes Forum, evento global mais relevante para a discussão de soluções integradas para as questões ambientais. Essa edição será online e debaterá formas de se preservar e restaurar a diversidade biológica e cultural da floresta tropical mais importante do planeta. Com o título “As realidades da produção de carne: dos pequenos produtores aos consumidores”, o painel da Marfrig apresentará o tema da gestão territorial integrada e os resultados práticos na cadeia pecuária no Mato Grosso. O painel será mediado pela jornalista Rosana Jatobá e contará com importantes participações como o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e referências em sustentabilidade, como o especialista em clima do Banco Mundial, Alexandre Kossoy.

A primeira exposição será de Leila Harfuch, representante da Agroicone, sobre os desafios do agronegócio no Brasil e o monitoramento territorial como solução para a sustentabilidade. Na sequência, Luana Maia do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), trará uma visão sobre os desafios das mudanças climáticas para a produção de alimentos e como a abordagem territorial ajuda a endereçar esses desafios. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, explica o pioneirismo do Estado na implementação de uma política pública de longo prazo baseadas nos princípios de produção, conservação e inclusão, a Estratégia PCI. O diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, complementa a discussão ao trazer o modelo de governança e o formato de implementação da estratégia, e o especialista em clima do Banco Mundial, Alexandre Kossoy, discorrerá sobre como o Banco Mundial aceitou a Estratégia PCI como salvaguarda ambiental para um empréstimo feito ao Estado do Mato Grosso.

A diretora executiva da IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável – no Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina, Daniela Mariuzzo, vai apresentar o Programa Produção Sustentável de Bezerros, exemplo prático de inclusão de pequenos produtores de Mato Grosso que entrega resultados para a cadeia pecuária do estado para a PCI.  “O programa tem por objetivo levar ao mercado uma carne 100% livre de desmatamento, rastreada do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado e com preço acessível. É uma solução que promove o desenvolvimento territorial, saindo do nicho para ganhar escala”.

Para encerrar a composição da mesa, Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig, abordará os avanços do Plano Marfrig Verde+ para tornar a cadeia da companhia sustentável e livre de desmatamento até 2030, com base na aplicação prática da preservação e inclusão de produtores. O momento final será dedicado à sessão de perguntas e respostas dos quase 200 mil participantes, de 185 países que são esperados para o evento. 

“A preservação da Amazônia é um tema urgente que requer a mobilização de toda a sociedade. E esse é o nosso compromisso. Teremos a oportunidade de mostrar ao mundo qual é a estratégia da Marfrig e com quem nos associamos para fazer acontecer a mudança necessária na cadeia da pecuária brasileira”, diz Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig. O executivo também participará de um painel na sequência, às 11h, sobre Neutralidade Climática e Desmatamento, e com a presença de Roberto Waack e Mauren Lazzaretti, Secretária de Meio Ambiente do estado de Mato Grosso.

Com cobertura em inglês, português e espanhol, o GLF Amazônia será realizado entre 21 e 23 de setembro e é gratuito para quem mora em países da América Latina e no Caribe. O evento marca a preparação para a COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá entre 31 de outubro e 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia.

Fonte: A.I,. adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Dentro e fora da porteira, futuro está na conectividade

Campanha visa estimular consumo de leite

Vendas de ovos apresentam recuo em São Paulo

Semana do Pescado realiza edição histórica

Sindirações anuncia agenda de cursos