Marfrig participa dia 22 de setembro de 2021 do GLF Amazônia, Global Landscapes Forum, evento global mais relevante para a discussão de soluções integradas para as questões ambientais. Essa edição será online e debaterá formas de se preservar e restaurar a diversidade biológica e cultural da floresta tropical mais importante do planeta. Com o título “As realidades da produção de carne: dos pequenos produtores aos consumidores”, o painel da Marfrig apresentará o tema da gestão territorial integrada e os resultados práticos na cadeia pecuária no Mato Grosso. O painel será mediado pela jornalista Rosana Jatobá e contará com importantes participações como o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e referências em sustentabilidade, como o especialista em clima do Banco Mundial, Alexandre Kossoy.
A primeira exposição será de Leila Harfuch, representante da Agroicone, sobre os desafios do agronegócio no Brasil e o monitoramento territorial como solução para a sustentabilidade. Na sequência, Luana Maia do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), trará uma visão sobre os desafios das mudanças climáticas para a produção de alimentos e como a abordagem territorial ajuda a endereçar esses desafios. O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, explica o pioneirismo do Estado na implementação de uma política pública de longo prazo baseadas nos princípios de produção, conservação e inclusão, a Estratégia PCI. O diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, complementa a discussão ao trazer o modelo de governança e o formato de implementação da estratégia, e o especialista em clima do Banco Mundial, Alexandre Kossoy, discorrerá sobre como o Banco Mundial aceitou a Estratégia PCI como salvaguarda ambiental para um empréstimo feito ao Estado do Mato Grosso.
A diretora executiva da IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável – no Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina, Daniela Mariuzzo, vai apresentar o Programa Produção Sustentável de Bezerros, exemplo prático de inclusão de pequenos produtores de Mato Grosso que entrega resultados para a cadeia pecuária do estado para a PCI. “O programa tem por objetivo levar ao mercado uma carne 100% livre de desmatamento, rastreada do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado e com preço acessível. É uma solução que promove o desenvolvimento territorial, saindo do nicho para ganhar escala”.
Para encerrar a composição da mesa, Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig, abordará os avanços do Plano Marfrig Verde+ para tornar a cadeia da companhia sustentável e livre de desmatamento até 2030, com base na aplicação prática da preservação e inclusão de produtores. O momento final será dedicado à sessão de perguntas e respostas dos quase 200 mil participantes, de 185 países que são esperados para o evento.
“A preservação da Amazônia é um tema urgente que requer a mobilização de toda a sociedade. E esse é o nosso compromisso. Teremos a oportunidade de mostrar ao mundo qual é a estratégia da Marfrig e com quem nos associamos para fazer acontecer a mudança necessária na cadeia da pecuária brasileira”, diz Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig. O executivo também participará de um painel na sequência, às 11h, sobre Neutralidade Climática e Desmatamento, e com a presença de Roberto Waack e Mauren Lazzaretti, Secretária de Meio Ambiente do estado de Mato Grosso.
Com cobertura em inglês, português e espanhol, o GLF Amazônia será realizado entre 21 e 23 de setembro e é gratuito para quem mora em países da América Latina e no Caribe. O evento marca a preparação para a COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá entre 31 de outubro e 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia.
Fonte: A.I,. adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
Dentro e fora da porteira, futuro está na conectividade