Nesta quarta-feira (20), a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) vai lançar o “Manual de boas práticas para o controle de salmonela em tambaqui e peixes redondos”. O lançamento será durante o 5º International Fish Congress e Fish Expo Brasil (IFC), realizado em Foz do Iguaçu (PR).
Os prejuízos econômicos anuais da doença giram em torno de R$ 8 bilhões em termos globais, aponta pesquisa da Universidade Estadual Paulista – campus de Botucatu.
O conteúdo foi produzido pela pesquisadora Juliana Antunes Galvão, coordenadora do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado na Esalq/USP.
“As boas práticas de manejo na piscicultura são recomendações que têm como objetivo orientar o produtor a alcançar maior produtividade com eficiência, além de apoiar nas tomadas de decisões. O resultado é uma atividade segura e de alta qualidade”, explica Juliana.
O presidente Executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, destaca que é preciso conquistar credibilidade em termos de segurança e qualidade dos produtos e, assim, aumentar as oportunidades de mercado dos peixes de cultivo.
“A salmonela é uma das responsáveis por impedir os piscicultores de peixes nativos de atingir mais mercados em função das exigências do MAPA e outras instituições internacionais correspondentes”, comenta Francisco.
O lançamento do “Manual de boas práticas para o controle de salmonela em tambaqui e peixes redondos” será feito no painel “Sanidade em Peixes”, no dia 20 de setembro, às 15h40 (horário de Brasília). A apresentação do conteúdo será feita pela pesquisadora Juliana Galvão.
Fonte: AI, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
MS registra 1ª caso de H5N1 em ave de subsistência
Iniciativa reúne Brasil e EUA para falar de sustentabilidade
Simpósio Asbram debate papel humano na “restauração” do País