O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou duas linhas de crédito especiais para cooperativas de produtores de leite, nesta quinta-feira (21).
Dando seguimento às ações do governo a fim de fortalecer o setor de laticínios com mais de 700 milhões de reais em repasse, o comunicado foi realizado pelo vice-presidente durante uma reunião interministerial para discutir as iniciativas voltadas para os produtores.
Segundo Alckmin, o CMN liberou o financiamento para as cooperativas poderem financiar os próprios cooperados, com juros de 4% para a agricultura familiar e de 8% para médios e grandes produtores. Assim, cada cooperativa poderá acessar no máximo 20 milhões de reais por linha de crédito, com prazo de 60 meses para o pagamento e 24 meses para carência.
A ação tem como objetivo auxiliar os produtores de leite a regularizarem os débitos e outros compromissos financeiros relacionados aos insumos adquiridos em cooperativas do setor.
As condições especiais são direcionadas para o financiamento de capital de giro no âmbito do Crédito de Investimento para Agregação de Renda (Pronaf Agroindústria) e do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro).
As propostas apresentadas ao CMN foram elaboradas pelos ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Fonte: MDIC, adaptado pela equipe FeedFood.
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023