Dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que, no primeiro semestre do ano deste ano, o Brasil exportou mais de 942 mil toneladas de frango halal para países árabes e muçulmanos. O valor registrado em receitas ultrapassa US$1.3 bilhão. Os principais importadores (em toneladas) foram: Arábia Saudita com 396.365 t; Emirados Árabes 239.826 t; Iemen 85.130 t, Kuwait 73.050 t e Líbia 64.918 t.
O total de frango halal exportado pelo Brasil é responsável por em média 40% das exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processados). Apenas no mês de junho, as receitas geradas com os embarques da proteína somam US$240 milhões.
“O mundo necessita de proteína com qualidade. É importante manter nossa resiliência e continuar com controles sanitários rígidos, buscar e ampliar as oportunidades de negócio. Nosso objetivo é abranger os tipos de proteínas para o mercado halal, inclusive, com carnes ovinas e caprinas halal. A ideia é oferecer mais opções de carnes com certificação halal para os muçulmanos em todo o mundo. Temos um mercado de exportação demandante e alguns abatedouros brasileiros visando o Oriente Médio”, ressalta gerente de Relações Internacionais da Cdial Halal, Omar Chahine.
Fonte: Cdial Halal, adaptado pela equipe feed&food.
CONFIRA TAMBÉM:
México deve potencializar compra de carne de frango brasileira
Faesp aponta preocupação com juros do Plano Safra
Fique por dentro das principais atualizações do mercado de proteína animal, acompanhe também: www.revistafeedfood.com.br