Objetivo da iniciativa é aumentar a consciência sobre BVD entre estudantes
A estudante catarinense de Medicina Veterinária Bruna Mendes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), está entre os 12 vencedores do Programa de Bolsa de Estudos para Estudantes Veterinários 2019-2020, o BVDzero, da Boehringer Ingelheim Saúde Animal e que concede prêmio de € 1 mil por aluno e participação no Congresso Mundial de Buiatria 2020, em Madri (Espanha). A escolha foi feita por especialistas em animais de grande porte de diversos países, em colaboração com um representante da World Association for Buiatrics
Bruna conta que ficou sabendo do concurso por meio de uma rede social, em um post compartilhado por um professor aposentado da UDESC. A participação consistia em enviar o formulário preenchido, documentos e também uma carta de apresentação. “Na carta, precisei refletir sobre os critérios visados pela companhia e vi que tínhamos bastante sinergia: tudo o que faço para meu futuro tem um motivo maior, que é o amor incondicional aos animais, sempre levando em conta a cadeia de produção animal, como as famílias, a demanda do consumidor e a economia”, diz.
Inicialmente, os prêmios seriam concedidos a dez estudantes que se destacassem. No entanto, devido ao alto padrão das apresentações, o Comitê decidiu selecionar 12 excelentes estudantes para as bolsas de estudo de € 1 mil concedidas para cobrir o transporte ao Congresso Mundial de Buiatria no ano que vem, que terá o registro e a hospedagem no local custeados pela Boehringer Ingelheim.
Para a estudante, a expectativa em relação ao evento é adquirir conhecimento de ponta na área, publicar trabalhos do grupo de pesquisa da qual faz parte e fazer networking. Sobre o seu futuro profissional, a sua perspectiva é otimista: “O reflexo na carreira pode vir tanto pelo conhecimento técnico adquirido ou iniciado quanto pelos contatos que são feitos nesse tipo de evento, que podem abrir portas para o mercado de trabalho no futuro. E, claro que um evento de tamanho impacto enriquece o currículo, ainda mais quando se participa da maneira como fui selecionada”, conclui.
Nivaldo Grando, Diretor da Divisão de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, celebrou o fato de uma estudante brasileira fazer parte dos selecionados: “É muito importante ver que temos no Brasil jovens talentosos e interessados pelo futuro da medicina-veterinária. Com certeza, essa experiência será um diferencial na carreira dela, além de servir de exemplo para outros estudantes”, diz.
O Congresso é um dos principais eventos do setor para os estudantes conhecerem os especialistas da equipe da unidade de negócios de Grandes Animais da empresa e líderes de opinião sobre a medicina bovina. Além disso, também é uma oportunidade única de aprimorarem seus conhecimentos sobre o tema.
“Ficamos muito contentes em ver o enorme interesse de estudantes de todo o mundo. Recebemos 454 inscrições no total. Por meio dessa iniciativa, queremos chamar a atenção e criar consciência sobre a diarreia viral bovina por meio dos estudantes. Além disso, nosso objetivo é criar conexões com aqueles que desejam construir suas carreiras na Boehringer Ingelheim, juntando-se a nós no esforço de desenvolver o futuro da saúde animal”, diz Serkan Erkovan, gerente global sênior para Negócios de Ruminantes da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.
Além de Bruna, países como Estados Unidos, Austrália, China, Holanda, Reino Unido, entre outros, também foram representados entre os vencedores.
Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.