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Empresas reafirmam compromisso com bem-estar animal  

MICA 2023: Ranking latino-americano avalia empresas nos segmentos de alimentação e hotelaria 
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Em prol de um mercado cada vez mais sustentável, o Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA), organizado pela Mercy For Animals (MFA), anuncia a realização de sua terceira edição. Com o objetivo de avaliar o desempenho de 59 empresas latinoamericanas em relação ao avanço de suas políticas de bem-estar animal, o índice mostra como os líderes nos segmentos de alimentação e hotelaria incorporam o tema na agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). 

A diretora de Políticas Corporativas na Mercy For Animals no Brasil, Renata Scarellis, afirma que as empresas estão cada vez mais buscando recursos para colocar em prática os critérios ESG. “O MICA surge, justamente, para fornecer informações precisas para o público consumidor sobre a atuação das empresas em relação ao bem-estar animal em suas cadeias de suprimentos. O ranking permite que cada empresa participante faça uma autoavaliação, constituindo uma ferramenta importante para orientar decisões estratégicas e, se necessário, realizar ajustes no rumo”, comenta. 

Dando destaque à questão do bem-estar das galinhas, o MICA tem como principal enfoque avaliar o progresso das corporações em relação aos seus compromissos de não trabalhar com ovos provenientes de sistemas de gaiolas em bateria (gaiolas), reconhecendo que o confinamento intensivo destes animais é uma das piores práticas da indústria de ovos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente 175 milhões de aves poedeiras no Brasil, sendo que o Guia Galinhas de 2019 elaborado pelo Diálogos União Europeia-Brasil estima que cerca de 95% delas se encontram em sistemas de criação intensiva. 

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O ranking se divide em duas fases. A primeira, em vigência até 31 de julho, busca engajar as empresas participantes a serem mais transparentes com relação aos seus avanços nestes compromissos. A segunda, realizada em outubro, trata-se da divulgação desses dados. 

Neste cenário, empresas participantes do MICA relatam como o bem-estar animal passou a ser uma pauta estratégica para responder à agenda ESG. Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas, participante do ranking de 2021, afirma: “não podemos falar em desenvolvimento sustentável, que inclui pessoas e meio ambiente, sem considerar o bem-estar animal. O impacto na preservação da biodiversidade está diretamente ligado ao combate de práticas inadequadas e, também, a regulamentações mais rígidas no uso de animais como alimentação. Como líderes em hospitalidade, incentivamos maneiras mais conscientes de consumo no dia a dia, incluindo refeições plant-based e ovos de galinhas livres de gaiolas” 

Segundo Eldren Paixão, Purchasing Manager da Barilla Brasil (estreando no Ranking em 2023), as marcas precisam refletir as mudanças da sociedade, sendo agentes de transformação: “A participação no MICA apenas reforça que estamos no caminho certo para um desenvolvimento sustentável, que é trilhado diariamente com muito respeito ao nosso consumidor, buscando sempre oferecer alimentos que proporcionem prazer e saudabilidade unido a um sistema produtivo com redução de impactos ao meio-ambiente”, finaliza. 

Para Susy Yoshimura, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, a companhia está comprometida com o bem-estar animal na sua cadeia de produção. “Temos políticas específicas e temos avançado no diálogo e engajamento com nossos fornecedores para avanços tecnológicos e processos, ao mesmo tempo que olhamos a produtividade, acessibilidade e qualidade”, explica. 

Já a BRF, que tem a sustentabilidade integrada ao seu modelo de negócio, afirma atuar em sintonia com as melhores práticas do mercado, por meio de projetos, metas públicas e certificações, com o objetivo de levar ao consumidor, além da qualidade, um produto que traga todo o cuidado com a cadeia de produção. “Promovemos, também, o engajamento de nossos colaboradores e stakeholders quanto à importância do esforço conjunto para avançarmos na agenda de bem-estar animal”, afirma a gerente de bem-estar animal da BRF, Josiane Busatta.  

Fonte: AI, adaptado pela equipe Feed&Food.

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