in

Embrapa Pesca trabalha em site voltado ao setor

Anúncio e apresentação do projeto ocorreu durante a Fenacam 2019

Anúncio e apresentação do projeto ocorreu durante a Fenacam 2019

Ao participar da XVI Feira Nacional do Camarão (Fenacam), em Natal-RN, a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) apresentou projeto digital que auxiliará o setor. Feira ocorreu do dia 12 ao 15 de novembro.

O projeto apresentado tem como foco a formatação de um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para Aquicultura no Brasil (Site Aquicultura), que visa organizar dados e informações relacionados ao setor aquícola em todo o País, como entrepostos existentes, fábricas de ração, associações ou cooperativas de produtores e políticas públicas de desenvolvimento da piscicultura.

“O Site Aquicultura é um sistema pensado para atender demandas sobre informações espaciais de diversos setores da cadeia produtiva em território nacional, facilitando a tomada de decisão dos setores públicos e privados e contribuindo para a elaboração de políticas públicas”, explicou a coordenadora técnica do projeto e trabalha na Embrapa Pesca e Aquicultura, Marta Ummus. 

Segundo ela, serão dois produtos a serem entregues, um “webgis” que permita a visualização, análises espaciais simples e download das informações e um aplicativo para Android e IOS onde o produtor poderá se localizar sobre uma base de mapas e encontrar onde estão os demais produtores de sua mesma cadeia, as fábricas de ração, entrepostos de pescado, instituições de ensino e outras informações mais próximas. 

A apresentação do projeto ocorreu por meio de uma reunião técnica durante a feira, onde interessados puderam conhecer melhor o Site Aquicultura e conversar com parte da equipe envolvida.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.

Primeiras empresas são certificadas no OEA Agro

Evonik realiza curso de Produção de Tilápia