Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

DSM mostra inovação em pecuária de leite

feedfood
Foto: reprodução
Dia de campo em parceria com a Embrapa foi realizado na última terça-feira

A DSM, detentora da marca de suplementos nutricionais Tortuga®, reuniu pesquisadores e especialistas em pecuária de leite de todo o Brasil para o primeiro Dia de Campo de Gado de Leite em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que foi realizado em 2 de julho. Os participantes tiveram uma manhã de imersão em Coronel Pacheco (MG), compartilhando as novidades em ciência e tecnologia na área de nutrição para bovinos de leite. O evento contou com uma roda de conversa em quatro estações diferentes com o objetivo de gerar conhecimento para incentivar a melhora de índices zootécnicos, produtividade e rentabilidade da pecuária brasileira.

No ano em que a marca Tortuga® completa 65 anos, o debate sobre produção de leite destacou a importância das vitaminas e das inovações em termos de nutrição animal. Cada uma das quatro estações de conversa do evento terá um foco: pesquisa e desenvolvimento de forrageiras para a produção de leite; tecnologias e nutrição de vacas de leite em sistemas de pasto; pecuária de precisão; tecnologias e nutrição de vacas em confinamento.

“Esta ação visa ampliar o conhecimento sobre suplementação estratégica e melhores práticas na pecuária de leite, alavancando a produção em sistemas de pasto e em confinamento e a prosperidade econômica, de forma sustentável”, explica Ariel Maffi, Vice-presidente de Ruminantes Brasil da DSM, ressaltando que o dia de campo é uma ótima oportunidade para os pecuaristas aprenderem e esclarecerem dúvidas com os pesquisadores conceituados da Embrapa e com os especialistas da maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil. “A DSM acredita no diálogo contínuo entre centros de pesquisa e a indústria, visto que as inovações científicas geram excelentes resultados quando aplicadas no dia a dia do campo”, completa o executivo.

Para Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de leite, o principal desafio do setor é produzir leite com qualidade, baixo custo e sustentabilidade, por isso é necessária uma ação que envolva os produtores, a indústria e o governo. “A adoção de tecnologias, tanto na nutrição quanto no manejo e na reprodução, é que faz com que o leite seja cada vez mais barato para o consumidor e mais rentável a todos aqueles que se dedicam à atividade, que naturalmente tem o produtor como ponto focal”, afirma Paulo Martins.

Além do Dia de Campo, a parceria das empresas promoveu diversas atividades que fomentaram discussões para melhorias na produção e nos resultados da pecuária brasileira. Entre elas, há o programa de estágio com foco em pecuária de leite, Workshops e treinamentos, participação da DSM no como julgadora do evento “Ideas for Milk” e presença de pesquisadores da Embrapa em eventos organizados pela DSM.

Benefícios. O uso de tecnologias em nutrição tem como objetivo garantir maior lucratividade nas fazendas leiteiras por meio da otimização dos índices zootécnicos de reprodução e produção.

A linha Bovigold®, da marca Tortuga®, auxilia os produtores de leite a terem resultados positivos em seus negócios. São mais de 12 produtos com tecnologias adequadas para todas as fases de vida e níveis de produtividade dos animais, desde bezerras, novilhas em recria, vacas em transição e vacas em diversos sistemas de produção, tanto aquelas que produzem em sistemas a pasto até aquelas de média e alta produção diária.

Os produtos são especialmente desenvolvidos para solucionar os desafios da produção de leite moderna, com benefícios gerados a partir da combinação de aditivos exclusivos, como CRINA®, RumiStar™ e Metionina Protegida, adicionados aos Minerais Tortuga® e vitaminas em nível OVN® (nutrição vitamínica ótima) que garantem os níveis nutricionais em cada fase.

Disponíveis em quatro versões, os suplementos têm um conjunto de óleos essenciais que substitui os antibióticos da ração, um  benefício que permite aos laticínios se adequarem aos padrões de produção de leite sem adição de antibióticos na nutrição, o que permite a exportação de leite para países que proíbem o uso da Monensina na alimentação animal. 

No âmbito do desempenho produtivo, o suplemento promove o aumento da ingestão de matéria seca, melhor degradação de fibras, proteínas e amido e diminuição dos transtornos metabólicos (como a acidose). Duas versões do portfólio contêm o RumiStar™. O RumiStar™ é uma amilase que promove maior degradação do amido em rúmen e, consequentemente, promove maior produção de leite e de maior qualidade.

Para a reprodução, o destaque é o Bovigold® Beta Pré-parto que oferece, entre outros benefícios, o Betacaroteno, uma pró-vitamina que atua na síntese da vitamina A, vital para os processos reprodutivos. Como resultado, há redução de casos de retenção de placenta e rápido retorno ao cio, levando à fertilidade e diminuindo o intervalo de partos.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.