in

Desempenho de frangos está atrelado à estrutura das granjas

Proporcionar conforto aos animais pode potencializar controle de eficiência energética e econômica

REPRODUÇÃO

Para obter maior controle em eficiência energética e econômica dentro das granjas, focar no conforto proporcionado para aves é uma possibilidade. Ao menos é o que destaca o médico-veterinário e especialista em Frango de Corte e Ambiência da Cobb-Vantress na América do Sul, José Luís Januário.

De acordo com o profissional, as mudanças climáticas, variações e amplitudes térmicas desafiam os produtores a construir granjas mais isoladas e bem vedadas, com equipamentos capazes de auxiliar no controle de ventilação. Neste cenário, se faz necessário utilizar cortinas duplas na lateral e frente, ou paredes de material isolante como PIR, PUR, bem como forros com cortina e material isolante de lã de vidro ou lã de rocha.

Para ele, a boa vedação também é imprescindível para trabalhar a entrada de ar nas granjas e ajudar no controle e isolação das intempéries climáticas, seja no inverno ou verão. “Muitas vezes subestimamos o frio a que somos submetidos na América do Sul”, alerta.

Outro investimento importante no quesito conforto térmico, como menciona Januário, é em ventiladores e exaustores adequados a realidade de cada granja. O correto dimensionamento dos equipamentos ajuda as aves no processo de perda de calor corpóreo, fazendo com que a temperatura corporal seja reduzida por convecção. “E, se for preciso promover a perda de calor por evaporação do ar do sistema respiratório das aves, que seja de forma efetiva”, destaca.

Mais um aspecto importante a ser observado, segundo o médico veterinário, é a utilização de equipamentos e estruturas corretas como placas evaporativas e nebulizadores para o controle eficiente de resfriamento adiabático evaporativo, tendo em vista que, construir e equipar corretamente as granjas, ajuda a garantir maior conforto para as aves alojadas e garante um melhor controle de eficiência energética e econômica.

“Consequentemente, teremos melhor performance produtiva das aves e um controle efetivo dos custos de produção”, conclui o especialista da Cobb-Vantress, durante a apresentação “Aspectos construtivos e equipamentos para granjas de frango de corte”, no Simpósio de Atualização em Avicultura realizado online pela Facta.

WhatsApp Image 2022 03 31 at 10.07.14

Boituva (SP) realiza 1º Encontro de Avicultura da região

CARGILL

‘Melhores da Suinocultura’ reconhece novos talentos