Patrocinado
AVICULTURA

Conteúdo

Desempenho de frangos está atrelado à estrutura das granjas

feedfood

Para obter maior controle em eficiência energética e econômica dentro das granjas, focar no conforto proporcionado para aves é uma possibilidade. Ao menos é o que destaca o médico-veterinário e especialista em Frango de Corte e Ambiência da Cobb-Vantress na América do Sul, José Luís Januário.

De acordo com o profissional, as mudanças climáticas, variações e amplitudes térmicas desafiam os produtores a construir granjas mais isoladas e bem vedadas, com equipamentos capazes de auxiliar no controle de ventilação. Neste cenário, se faz necessário utilizar cortinas duplas na lateral e frente, ou paredes de material isolante como PIR, PUR, bem como forros com cortina e material isolante de lã de vidro ou lã de rocha.

Para ele, a boa vedação também é imprescindível para trabalhar a entrada de ar nas granjas e ajudar no controle e isolação das intempéries climáticas, seja no inverno ou verão. “Muitas vezes subestimamos o frio a que somos submetidos na América do Sul”, alerta.

Outro investimento importante no quesito conforto térmico, como menciona Januário, é em ventiladores e exaustores adequados a realidade de cada granja. O correto dimensionamento dos equipamentos ajuda as aves no processo de perda de calor corpóreo, fazendo com que a temperatura corporal seja reduzida por convecção. “E, se for preciso promover a perda de calor por evaporação do ar do sistema respiratório das aves, que seja de forma efetiva”, destaca.

Mais um aspecto importante a ser observado, segundo o médico veterinário, é a utilização de equipamentos e estruturas corretas como placas evaporativas e nebulizadores para o controle eficiente de resfriamento adiabático evaporativo, tendo em vista que, construir e equipar corretamente as granjas, ajuda a garantir maior conforto para as aves alojadas e garante um melhor controle de eficiência energética e econômica.

“Consequentemente, teremos melhor performance produtiva das aves e um controle efetivo dos custos de produção”, conclui o especialista da Cobb-Vantress, durante a apresentação “Aspectos construtivos e equipamentos para granjas de frango de corte”, no Simpósio de Atualização em Avicultura realizado online pela Facta.