Entre altos e baixos, Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira apresentou aumento no 1º semestre do ano, como aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ESALQ – USP.
De acordo com o Cepea, “depois da leve queda em maio, o COE apresentou ligeira alta de 0,10% em junho, considerando-se a “Média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP)”. “No acumulado de 2022 (de janeiro a junho), a elevação do COE é de 4,35% – no mesmo período do ano passado, o COE havia aumentado 11,49%”, complementa.
Vale ressaltar que o preço do leite captado em maio e pago aos produtores em junho registrou aumento de 4,6% frente ao mês anterior (a quinta alta consecutiva), chegando a R$ 2,6801/litro na “Média Brasil” líquida do Cepea.
“Desde janeiro deste ano, o leite no campo acumula valorização real de 19,8% (valores deflacionados pelo IPCA de junho/22)”, afirma o Centro de Estudos.
Ainda segundo o Cepea, as pesquisas ainda em andamento apontam forte elevação dos preços em julho (referente à captação de junho), estimando que a “Média Brasil” líquida possa subir mais de 15%, ultrapassando o patamar de R$ 3,00/litro.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
MAPA aponta dicas para compra de pescados