Na busca por alternativas que contornem os desafios enfrentados pela suinocultura, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador, e o vice-presidente, Mauro Antonio Gobbi, se reuniram com lideranças políticas em Porto Alegre.
Em uma das oportunidades, a agenda dos representantes contou com encontro com o Secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini. “Foi um momento em que tivemos a oportunidade de explicar o atual cenário da suinocultura gaúcha, os desafios e destacar a necessidade de alternativas imediatas para solucionar os problemas do setor”, explica Folador.
Em outro momento, os representantes também se unirem ao Grupo de Trabalho da Proteína Animal coordenado pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo. O encontro teve presença de Santini, do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves, e do adjunto da Agricultura, Márcio Madalena. Também participaram representantes de entidades do setor de proteína animal, de cooperativas, de federações e dos bancos BRDE, Badesul e Banrisul, além de deputados estaduais.
Durante a reunião do grupo, que tem como objetivo formular medidas de socorro a agroindústrias de proteína animal oriunda das cadeias produtivas do frango, suínos e leite, foi anunciado a isenção de ICMS no óleo de soja para a suinocultura e no setor lácteo, definido que as embalagens que vierem de fora de outros estados, porque não há fornecedores no RS, incidirá o ICMS como se a operação ocorresse dentro do Estado.
Outras demandas estão sendo avaliadas pela Secretaria da Fazenda, para que mudanças sejam aprovadas no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).