A demanda crescente por frutos do mar ocasionou a abertura de mercado da Coreia do Sul como um mercado favorável para o Brasil. As exportações de produtos à base de camarão representam uma oportunidade promissora para os produtores.
A autorização concedida pela Coreia do Sul aprova a exportação brasileira de dez diferentes produtos compostos de camarão, dispensando a exigência de emissão de Certificado Sanitário Internacional (CSI).
Entre os produtos aprovados para comercialização estão os seguintes: camarões não-quarentenários em diversas formas: sem cabeça, descascados, eviscerados ou não, com ou sem cauda, cozidos ou crus, todos disponíveis congelados ou resfriados, incluindo variedades de camarão Ebi (para sushi), camarão com cabeça e casca, camarão Torpedo (empanado), camarão temperado e mix de camarão com pedaços de peixe.
Os estabelecimentos brasileiros que desejam exportar os produtos mencionados devem obter um registro prévio no Ministério da Segurança Alimentar e de Medicamentos da Coreia do Sul. O registro pode ser solicitado tanto pelo importador sul-coreano quanto pelo exportador brasileiro.
Em apenas um mês, este é o segundo mercado que a Coreia do Sul abre para o Brasil. Ainda no início do mês de abril, o país autorizou a exportação brasileira de subprodutos de origem animal (farinhas e gorduras de aves) para alimentação animal.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Instituições firmam parceria em prol da sustentabilidade
Primeiro trimestre registra volume histórico no abate de bovinos
Mantiqueira analisa e projeta expectativas para o mercado de ovos