Os consultores estaduais do projeto Agro.BR encerraram a programação do encontro com uma visita ao HUB CNA Digital – programa dedicado a mapear e tornar as soluções tecnológicas acessíveis aos produtores rurais, na última sexta-feira (27). Durante a semana, eles cumpriram com uma agenda de reuniões e apresentações, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
O Agro.BR conta atualmente com 1.272 participantes em diversas cadeias produtivas, com enfoque para o setor de fruticultura, apicultura e cafeicultura. Os consultores ficaram reunidos em uma imersão no projeto para um balanço das atividades, apresentação de resultados, troca de experiências, capacitação e planejamento de ações para 2024, desde a segunda-feira (23).
“O encontro foi muito proveitoso pelo conhecimento e experiências compartilhadas entre profissionais de diferentes regiões e realidades do país, mas que se uniram com o propósito de desmistificar o processo de exportação para o pequeno e o médio produtor rural brasileiro”, afirmou o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira.
A reunião contou com a presença de representantes de federações de agricultura e pecuária, Diretoria Técnica da CNA, Apex Brasil, Sebrae, entre outras instituições, e teve como conducente o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e a assessora de Relações Internacionais, Rosi Bandera.
“O esforço que temos é o de inserir no mercado internacional pequenos e médios produtores rurais de cadeias, especialmente as que não são tradicionais na nossa pauta exportadora. É um trabalho de fomento à cultura exportadora voltado para o campo”, relatou a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori.
No encerramento do encontro os participantes estiveram nas instalações do espaço HUB CNA Digital e tiveram a oportunidade de conhecer de mais perto o trabalho da startup All to Space, com um projeto que visa ampliar a conectividade das áreas rurais brasileiras por meio da tecnologia de satélites espaciais. E em debate, o grupo tratou sobre o futuro das ações do projeto Agro.BR, em versão 3.0.
Fonte: CNA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023