Após análise do laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), caso de Encefalopatia Epongiforme Bovina (EEB) – (mal da “vaca louca”) – , detectado no município de Marabá (PA), é dado como atípico. Confirmação foi anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), na noite desta quinta-feira (02).
Segundo a Pasta, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comunicou de imediato o resultado da amostra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e iniciou a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas.
Para contornar o embargo da exportação nacional de carne bovina ao país asiático, reunião virtual com o governo chinês será marcada assim que o processo for concluído.
“Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível”, afirma o MAPA.
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe Feed&Food.
LEIA TAMBÉM:
Projeto piloto visa conservação de grandes felinos e proteção de rebanhos bovinos
Produção sem antibióticos: o que extrair do exemplo europeu?