Wellington Torres, de Florianópolis (SC); e Natalia Ponse, da redação
wellington@ciasullieditores.com.br | natalia@ciasullieditores.com.br
A edição de 2023 do Agriness Next, evento realizado de 30 de maio e 01 de junho em Florianópolis (SC), aborda temas que vão além dos comumente debatidos dentro do agronegócio brasileiro e, nesta edição, fura a bolha da suinocultura ao se tornar multiespécie.
Por conta disso, a Cargill escolheu esta oportunidade para apresentar duas de suas tecnologias, pautadas em inovação. “A companhia reinveste no seu próprio negócio, por ser uma empresa familiar de capital aberto, mundialmente falando, e temos um objetivo interno de 40% do nosso resultado vir de inovação e tecnologia”, resume o líder de Negócios – Suínos, João Marcel Mulineth Fausto.
Uma das tecnologias, conforme explica o profissional, é a alimentação de leitões de maneira automática. Com a elevação da produtividade ano a ano, o produtor tem um desafio cada vez maior de ampliar o número de tetas viáveis das matrizes: “Essa solução vem para suportar esse aumento de produtividade sem precisar transferir leitões de uma matriz para outra”.
Outra opção, voltada para suinocultura e bovinocultura de corte, é um mecanismo de controle do confinamento por meio de drone. “É uma tecnologia recém lançada para o mercado, que permite configurar, conforme o confinamento, para o drone fazer o mesmo percurso com uma determinada frequência e, então, ele faz todo esse apontamento das informações para uma central, para que produtor possa tomar as decisões de forma mais assertiva”, pontua Fausto.
O diferencial do Agriness Next, continua o líder de Negócios, é o esse norte voltado para a comunicação em geral, inovação e análise de dados. “Nós sempre estamos trabalhando com o objetivo de desenvolver a questão da inovação e tecnologia no meio rural; consequentemente, os produtores evoluem, e nosso negócio evolui junto”, diz.
A expectativa com a participação é a aproximação junto ao produtor. “Nós buscamos desenvolver essa intimidade com o cliente, desenvolvendo uma relação de confiança para que possamos entender suas necessidades do cliente e saber como podemos ajudar. E também participar das palestras do evento, que são bastante atrativas”, finaliza.
LEIA TAMBÉM:
Presidente da República pauta crescimento do agronegócio