Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Brasil totaliza 71 aberturas de mercado em 2023

Número alcançado já soma o dobro do primeiro ano do governo passado, em 2019
feedfood
FOTO: REPRPDUÇÃO

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, anunciou nesta terça-feira (28), em uma coletiva de imprensa, que o Brasil conquistou a abertura de mais seis mercados para produtos agropecuários nos últimos dias, totalizando 71 em 2023.

“É pressuposto que a gente abra mercado para alguns produtos internacionais, temos que ser recíprocos. Estamos abrindo alguns mercados para potencializar as aberturas feitas ao redor do mundo”, relatou Perosa, que não detalhou quantos aberturas foram feitas para os produtos estrangeiros no período.

O secretário ainda reforçou que as 71 aberturas já são o dobro das conquistadas no primeiro ano do governo passado, frisando que em 2019 foram conquistados 35 novos mercados. Para ele isso é fruto da “retomada das relações ao redor do mundo e da boa diplomacia”.

FOTO: REPRODUÇÃO
Duas aberturas foram para a Colômbia, para a exportação de farinha e óleo de peixe (FOTO: REPRODUÇÃO)

Dos 71 mercados abertos, 29 foram para países das Américas e 25 para a Ásia. O foco da Pasta está no eixo sul-sul, relatou o secretário e complementou, “isso mostra a retomada do diálogo regional e da geopolítica sul-sul nesse novo momento geopolítico global. O grande foco é nesses dois eixos, Américas e Ásia”.

Dentre os mercados, duas aberturas foram para a Colômbia, para a exportação de farinha e óleo de peixe. Já para o Japão foram quatro novos produtos entre carnes bovina e suína enlatadas e extrato de carnes bovina e suína. Os outros dois mercados ainda deverão ser confirmados nos próximos dias.

Fonte: Globo Rural, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária

Patrocinado
Patrocinado