Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Brasil e Índia demonstram aproximação no comércio agrícola

Encontro conquistou a abertura de mercado para importação do avocado brasileiro
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

O ministro Carlos Fávaro se reuniu com o ministro do Comércio e Indústria, Assuntos dos Consumidores, Alimentos e Estoques Públicos e Têxteis da Índia, Piyush Goyal, na missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Nova Delhi, na Índia.

Durante o encontro das equipes na última sexta-feira (03), foram discutidas as medidas tributárias que podem garantir mais competitividade aos produtos agropecuários de ambos no comércio entre os países.

O pleito do setor brasileiro foi pela isenção e redução da tarifa de importação para cotas determinadas de produtos considerados prioritários na relação comercial, como os cortes de frangos, suínos, suco de laranja e algodão.

“O Brasil se tornou, nos últimos anos, um país cada vez mais confiável no fornecimento de suprimentos, com preço, qualidade e quantidade para atender os mercados mais exigentes”, destacou Fávaro sobre a capacidade do País de intensificar a produção de alimentos de maneira sustentável, podendo ampliar ainda mais a exportação de seus produtos.

FOTO: REPRODUÇÃO
Cooperação entre Brasil e Índia (FOTO: REPRODUÇÃO)

De acordo com Goyal, a Índia tem a produção de alimentos concentrada em pequenas propriedades, assim, é fundamental a cooperação e a boa relação comercial agrícola com outros países.

“Como duas democracias vibrantes, vamos focar no positivo. Temos uma oportunidade para cooperar e demonstrar ao mundo que estamos nos aproximando e que poderá ser apresentada à OMC [Organização Mundial do Comércio]”, relatou o ministro da Índia.

No país, a delegação do MAPA se reuniu com quatro ministros conquistando grandes avanços, como a abertura de mercado para a importação do avocado brasileiro.

O ministro Fávaro ainda reforçou durante o encontro o comprometimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no combate à fome, oferecendo à Índia parcerias na transferência de tecnologia para a produção tropical.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária