Evento debateu necessidades relacionadas à nutrição, saúde e manejo
Realizada pela Biosen nos dias 19 a 21 de fevereiro, a 1ª Fiber Week ocorreu em parceria com a austríaca Agromed e a Matriagro nos municípios de Toledo e Castro (PR). A “Produção de leitões de qualidade em granjas de alta produtividade” foi o ponto de partida do evento.
Para o diretor Geral da Biosen, Fernando Toledano, pelo nível de produtividade de leitões nas granjas produtoras de suínos no Brasil, é necessário revisar alguns pontos dentro da nutrição animal e manejo, capazes de contribuir e influenciar diretamente na qualidade dos mesmos.
Entre os palestrantes o especialista em nutrição animal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Bruno Silva, explica que devido à tendência global da retirada de antibióticos promotores de crescimento na alimentação animal, as fibras funcionais apareceram como alternativas para esses desafios.
“Fibras funcionais são importantes, em especial na fase de creche, onde historicamente foi muito utilizado dentro da suinocultura para compensar os desafios por falhas de manejo, transições nutricionais e de fases”, observa Bruno Silva (Foto: divulgação)
Neste sentido, a Fiber Week repensou a proposta de como é trabalhada a nutrição de leitões pelo uso de alimentos com aspectos funcionais com viés para melhora da integridade ou funcionalidade intestinal. “Devemos passar a trabalhar com ingredientes que atuem positivamente no estabelecimento de uma microflora para manter a microbiota patogênica sob controle, seja pelo uso de prebióticos, probióticos ou fibras funcionais”, adiciona Bruno Silva.
De acordo com o especialista, as fibras funcionais surgem como excelente alternativa seja sobre a motilidade gástrica, para mantença da integridade intestinal por meio dos ácidos graxos de cadeia curta ou para a imunidade dos leitões: “A Europa utiliza há muito tempo as fibras funcionais buscando essas melhorias. Com o Opticell, mesmo com níveis baixos de inclusão, as respostas são positivas”.
“Diante disso, um dos pontos que enfatizamos com profundidade foi o uso de estratégias de fibras funcionais na melhora da produção de leitões, a exemplo do Opticell, produto do nosso portfólio que está presente há seis anos no mercado nacional”, informa Toledano (Foto: divulgação)
O gerente de produção de suínos da Cooperativa Lar, Evandro Beraldin, esteve presente no evento e conta que há três meses utiliza o Opticell. “Mesmo pelo curto período de tempo e na época mais desafiadora do ano (calor), os resultados estão surpreendendo as expectativas, principalmente na produção de leite, mantendo a produção quando comparado ao mesmo período de anos anteriores”, pontua Beraldin.
Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.