Publicidade
EVENTOS

Conteúdo

Avisulat retorna com edição estratégica

Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

Wellington Torres, de Porto Alegre (RS)

wellington@ciasullieditores.com.br

Após seis anos do último encontro, Avisulat retoma programação bienal com evento estratégico. Iniciativa teve início hoje (28) e irá até quarta-feira (30), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS).

Durante abertura, o presidente Executivo da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (O.A.RS Asgav) e coordenador da edição de retomada, José Eduardo dos Santos, destacou a importância da ação e os planos para as próximas edições.  

“Até 2016 fomos fonte inspiradora para que muitos outros Estados iniciassem seus próprios eventos regionais, unificando setores”, afirmou, ao relembrar os entraves dos anos seguintes que impossibilitaram os encontros de 2018 e 2020 de ocorrerem. O primeiro, uma crise na suinocultura, e o segundo, a chegada da pandemia de Covid-19.

Neste ano, o Avisulat, que conta com o VI Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, reúne temas e assuntos que vão de encontro às necessidades e aflições dos produtores de forma estratégica, como defendeu dos Santos.

“Agora estamos no espaço Sesi, com feira de estandes modulares, junto de parceiros e patrocinadores. Tudo de forma estratégica, justamente pelo tempo de paralisação que passamos”, pontuou, ao ponderar que, ao mesmo tempo que observaram a evolução dos demais eventos, se prepararam para dar respostas aos três setores que representam.

“Somos referência. O Avisulat é palco de reinvindicações e apresentações de soluções, por isso trabalhamos continuamente para elevar a importância da avicultura, suinocultura e laticínios da região na economia brasileira”, destacou.

Participaram da celebração de abertura: presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin; presidente do conselho deliberativo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (ASGAV E SIPARGS), Nestor Freiberger; presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (SIPS), José Roberto Goulart; presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (SINDILAT), Darlan Palhiarini; o deputado federal Jerónimo Goethe e a superintendente do Ministério da Agricultura, Helena Pan Ruggeri (Foto: Feed&Food)

Extensão do Siavs

Ao frisar a relevância do evento, o Coordenador também pontuou o interesse para que o Avisulat seja um braço do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), que ocorre a cada dois anos, em São Paulo (SP).

“Estivemos lá na última edição. Uma das poucas entidades estaduais que mercaram presença com estande e comitiva, com mais de 50 empresários e produtores”, afirmou, ao reforçar o interesse: “Queremos ser um elo para somar com o Siavs. Quando ele não ocorrer, estaremos com o nosso regional, também fortalecendo-o”.

Para isso ser posto em prática, José Eduardo conta que a edição deste ano do Avisulat prepara terreno para a de 2024: “Estamos trabalhando nessa – robusta e com muito conteúdo – mas voltaremos com ainda mais força na próxima, que contará com uma grande feira, em um pavilhão maior. Essa é um trampolim para o que está por vir”, comemorou.

Na agenda do primeiro dia, os temas abordados foram ‘O cenário atual e projeções para o Mercado de proteínas: carnes de frango, suína e ovos’, apresentado pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e ‘Leite/Laticínios: desafios e inovações para ampliação de mercado’, pelo presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), Guilherme Portella, durante o primeiro bloco, sobre proteínas.

Já o segundo Bloco, com foco no meio ambiente, foram apresentados os temas ‘Destinação ambientalmente correta dos resíduos de abate da pecuária brasileira’, pelo presidente Executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Décio Coutinho, e “Atualizações sobre o mercado de Carbono”, pelo Chefe-geral Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.

Confira o restante da programação do evento clicando aqui.