Wellington Torres, de Campinas (SP)
wellington@ciasullieditores.com.br
Produzir com qualidade e excelência, além de empenho e dedicação do produtor, exige aporte de soluções que estejam em sintonia com bem-estar animal, demandas do mercado e sustentabilidade. Ao ofertar ferramentas que se destacam nestes três pilares, a Unidade de Negócios Aves da Ceva comemorou a conquista do Selo Empresa Amiga do Bem-Estar Animal.
Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (10), na cidade de Campinas, no Interior do Estado de São Paulo, empresa anunciou a novidade ao mesmo tempo que também ressaltou o 5° ano de lançamento da vacina Ceva IBras L, produto que já passa a contar com a certificação, atestada e protocolada pela Integral Certificações, de Belo horizonte (MG).
Para ser a primeira empresa do segmento de saúde animal a conquistar tal feito, se fez necessário cumprir uma série de requisitos do protocolo desenvolvido pela Integral. Conferência e audição foram realizadas por certificadora terceira.
Como pontuou a Diretora do Grupo Integral, Ana Paula Menegatti, o Selo com valor internacional auxilia na exposição dos valores da Ceva junto ao mercado, traduzindo e destacando como a empresa se relaciona com a prática de bem-estar animal.
“A empresa que quer ser certificada escolhe o produto foco. Uma vez escolhido, veremos se há evidências científicas de que ele é amigo do bem-estar animal. A ação é comprovada com trabalhos científicos”, explicou Menegatti.
Segundo ela, é de suma importância que as empresas – como a Ceva fez – muna a certificadora com “documentos que comprovem que aquele produto exerce o bem-estar animal”. “Uma vez feito isso, ele pode entrar no programa”, pontuou.
A entrada da empresa, como complementou o Gerente de Marketing Aves Ciclo Curto da Ceva Saúde Animal, Tharley Carvalho, reforça a visão ampla para o mercado avícola como um todo. “Felizmente, a Ceva tem vários produtos que se encaixam nessa linha. Ela é a empresa que mais pesquisa e produz vacinas vetorizadas, por exemplo. Elas são ferramentas que possibilitam, com uma aplicação, proteger a ave pela vida toda”.
Além da IBras L, a empresa já estuda e reúne documentações para certificar outros produtos, de diferentes linhas. “Não é só falar, temos que ter robustez”, comemorou o Gerente de Marketing da Ceva.
Atenção ao produtor: qual a importância do Selo no dia a dia?
Na prática, a vacina viva IBras L, como também salientou Tharley, gera ganho de qualidade aos lotes, uma vez que controla, de forma efetiva, os efeitos da Bronquite Infeciosa nas aves.
A doença encontrada em diferentes partes do globo pode ser agente primário para o aparecimento de severos quadros respiratórios e os efeitos tendem a se manifestar de forma direta no aparelho reprodutor de produtoras de ovos, férteis e comerciais, assim como também atinge o mercado de carne, com alto índice de condenação em abatedouros.
Por isso, como também salientou o Gerente de Marketing Aves Ciclo Longo, Felipe Pelicioni, “é fundamental, com essas ações, mostrar aos nossos clientes o valor que isso [o Selo] tem para os consumidor deles”. “Atualmente, essa demanda não é só da Ceva, mas sim dela, do cliente e do consumidor do cliente”, frisou.
Além Das vacinas de alta tecnologia, a empresa conta com programas de auxílio aos produtores, como o ‘Menos é mais’, com objetivo de otimizar processos de vacinação, reduzindo ao máximo a manipulação, o que também visa bem-estar animal.
Também participaram da coletiva de imprensa o Diretor da Unidade de Negócios Avicultura da Ceva Brasil, Branko Alva e o Gerente Nacional de Serviços Técnicos, Jorge Chacón. Encontro ocorreu no Bistrô, Boulangerie e Pâtisserie Maria Antonieta, em Campinas (SP).