Durante reunião no dia 25 de abril, a diretoria da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), sob a presidência do professor Raysildo B. Lôbo, convocou Assembleia Extraordinária. Encontro, no formato virtual, tem data marcada para o dia 29 de maio e tem como objetivo discutir mudanças estatutárias.
Segundo a ANCP, “o cerne das alterações consiste em profissionalizar a diretoria e favorecer eleições para a alternância do comando da Associação”.
“A ideia é a substituição do atual sistema de diretoria eleita pela Assembleia Geral por um Conselho Deliberativo, eleito por assembleia, que por sua vez contrataria uma diretoria executiva remunerada, para condução dos trabalhos de melhoramento genético”.
Vale ressaltar que a Associação surgiu da iniciativa de criadores em buscar, no departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP, de Ribeirão Preto (SP), o apoio da universidade para o aprimoramento dos rebanhos brasileiros. A iniciativa resultou no Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, conhecido na época como Programa da USP, que com o tempo mudou para a ANCP e hoje inclui outras raças como o Guzerá, Brahman e Tabapuã.
“[O Programa] também atravessou fronteiras para outros países da América do Sul, tendo se tornado o Programa de Melhoramento Genético oficial da (Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (ASOCEBU), da Bolívia”, contextualiza a ANCP, ao relembrar os esforços do professor Raysildo Lôbo para que tudo tenha acontecido.
Fonte: ANCP, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Processo logístico do agronegócio exige excelência fiscal