in

Alysson Paolinelli aborda desmatamento em evento sobre a Amazônia

Ex-ministro falou sobre o tema durante palestra no evento “Entendendo a Amazônia”

Brasília - O ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli discursa durante entrega da Medalha Mérito Apolônio Sales a ex-ministros da pasta por serviços prestados à agropecuária brasileira (José Cruz/Agência Brasil)

Durante palestra na conferência virtual “Entendendo a Amazônia”, o ex-ministro da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA), Alysson Paolinelli, defendeu que o desmatamento seja algo que devemos coibir. “O desmatamento não é vantajoso para o Brasil; a agricultura não depende dele. Ao contrário”, afirmou. O evento, que acontece até o dia 22 de julho, conta com ampla programação e aborda práticas sustentáveis.

“A continuar o desmatamento nas proporções atuais, poderá acontecer dificuldades nos chamados grandes rios aéreos”, que “abastecem” regiões produtoras com umidade quente. Essa umidade, que se encontra com as ondas frias que surgem do Sul, provocam chuvas que beneficiam as plantações do país”, complementa, Paolinelli, que recentemente foi indicado ao Prêmio Nobel.

“Felizmente, o desmatamento não vem da agricultura: é um fenômeno de especulação de madeireiros que utilizam a madeira da Amazônia para exportar, o que não deve continuar acontecendo. Eles estão contra a lei. A lei ali tem de ser respeitada, porque não há nenhuma vantagem no Brasil com esse desmatamento. Estamos interessados muito mais na abundância biológica na Amazônia. É realmente o maior volume de biologia no mundo e poderá ajudar o Brasil no desenvolvimento pela ciência da bioeconomia, nova fase em que nós vamos entrar”, salienta o ex-ministro da Agricultura.

Entendendo a Amazônia

A conferência, que tem duração de 19 a 22 de julho, tem o objetivo de informar corretamente a sociedade em geral e buscar melhores caminhos para essa riqueza, integrando a preservação com a produção sustentável. Tudo isso sem conotação política. São 28 palestras destinadas a todos os públicos no Brasil e no exterior. O conteúdo ficará gravado e disponível até 31 de julho no site www.entendendoaamazonia.com.br.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.

CONFIRA:

México deve potencializar compra de carne de frango brasileira

Faesp aponta preocupação com juros do Plano Safra

Fique por dentro das principais atualizações do mercado de proteína animal, acompanhe também: www.revistafeedfood.com.br

Aurora faz homenagem a memória de Mario Lanznaster

13º SBSS aborda novas tecnologias da suinocultura