Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Agro brasileiro se destaca na oferta de alimento ao mundo

Agro brasileiro se destaca na oferta de alimento ao mundo. Segundo estudo da Embrapa, setor alimenta 800 milhões de pessoas
feedfood

De extrema importância para a alimentação mundial, o Brasil segue se destacando como grande produtor. Como prova disso, a participação do País no mercado externo de alimentos saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares, nos últimos dez anos.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), responsável pelo recente estudo chamado “O Agro brasileiro alimenta 800 milhões de pessoas”, que apresenta tais informações, “a contribuição do Brasil para o abastecimento mundial deverá aumentar ainda mais nos próximos anos”.

De autoria de Elisio Contini e Adalberto Aragão, o material já se encontra disponível no sistema Agropensa e adotou um método que considera a produção de grãos e oleaginosas – alimentos básicos de amplas populações no mundo e também considerados básicos para a produção de proteína animal-, para quantificar quanto o agro brasileiro contribui para a alimentação de pessoas no Brasil e no mundo.

“É importante conhecer a contribuição do Agro Brasileiro na disponibilidade de alimentos para a sociedade brasileira e para o mundo. Em termos de pessoas alimentadas, em manifestações de autoridades e trabalhos técnicos os números variavam de 1 a 1,5 bilhões de pessoas. Decidimos checar estes números, partindo da produção de grãos e oleaginosas do Brasil em relação à mundial”, explica o pesquisador Elísio Contini.

Ainda segundo os autores, a “hipótese é de que os grãos e as oleaginosas vêm sendo a base   da alimentação humana, para consumo direto das pessoas, alimentos processados ou como insumo para ração para a produção das principais carnes”.

Para ler o material completo, clique aqui.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.