Patrocinado
SUINOCULTURA

Conteúdo

ABCS visa retomada de plano ante PSC

ABCS visa retomada de plano ante PSC. Para isso, Associação pediu apoio do MAPA, por intermédio de ofício
feedfood
Foto: reprodução
Para isso, Associação pediu apoio do MAPA, por intermédio de ofício

Por entender como prioridade a necessidade do combate e erradicação da Peste Suína Clássica, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) protocolou ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) solicitando a retomada e execução do Plano Estratégico Brasil livre de Peste Suína Clássica (PSC). Ação foi confirmada na tarde de quarta-feira (25).

De acordo com o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, 2020 foi um ano atípico por conta da Pandemia do novo coronavírus e por isso todos tiveram que se adequar, iniciativa privada e pública. “O que a ABCS está propondo com o ofício é a retomada do grupo de trabalho sobre PSC para na sequência iniciarmos o cumprimento do Plano elaborado pelo MAPA”, apontou o profissional, complementando que a doença continua na ZnL e atuar na região é fundamental.

O presidente ainda reforça que a proposta inicial é realizar uma intervenção de forma regionalizada, a começar pelo Estado de Alagoas. “A ideia é que no projeto piloto, que será em AL, seja realizado a vacinação dos animais, juntamente com a intensificação da vigilância, a capacitação para detecção precoce, o atendimento aos focos e a adequação do controle e fiscalização”, explicou.

No documento encaminhado à Pasta, a Associação explica que a suinocultura brasileira tecnificada representa em torno de 1,93 milhão de matrizes e quase 20 mil suinocultores, números que clamam pela iniciativa.

Fonte: ABCS, adaptado pela equipe feed&food.

Patrocinado
Patrocinado