SUINOCULTURA

Conteúdo

Topigs Norsvin conta histórias de suinocultores  

“Histórias de Valor" reforça a importância de conhecer todos os elos da cadeia produtiva 
feedfood

Ao apresentar e destacar o desenvolvimento de profissionais da suinocultura, Topigs Norsvin dá início ao projeto “Histórias de Valor”. A iniciativa reforça a importância de conhecer todos os elos da cadeia produtiva.  

Para o Diretor de Negócios e Marketing da Topigs, Adauto Canedo,  “a suinocultura é um segmento muito dinâmico e que exige um aprendizado constante”. “Nas histórias que começaremos a divulgar, e que poderão ser acompanhadas na imprensa e também em nossas redes sociais, muitos poderão se reconhecer, se ver e se sentir efetivamente valorizados”. 

Segundo Canedo, “os profissionais terão suas histórias conhecidas”. “Quais são seus diferenciais e o que os levou a ser reconhecidos como especiais? Essas perguntas serão respondidas em cada episódio apresentado pela Topigs Norsvin”, comemora.  

Como exemplo, já no primeiro episódio, a Gerente da Granja Xerez, de Maranguape, Ceará, Maria Rosiane Vieira de Sousa, conta que começou a trabalhar no local em julho de 2015, na Unidade Produtora de Leitões (UPL): “Comecei a trabalhar como auxiliar de cozinha, mas sempre fui muito curiosa e proativa, querendo aprender algo novo. Nos meus horários mais tranquilos eu costumava ir ao laboratório onde é feita a coleta e diluição do sêmen. Eu ajudava o responsável pelo setor a lavar a vidraria e limpar o local. Ele viu meu interesse em aprender, me ensinou a fazer a diluição do sêmen e, assim, sobrou mais tempo para ele fiscalizar o setor de gestação”.  

De acordo com Maria, o veterinário responsável pelas unidades de suínos da Granja Xerez, observando seu interesse em aprender, lhe deu a oportunidade de ser a responsável pelo laboratório e por toda diluição do sêmen das duas unidades da empresa.  “Alguns meses depois ele, o Dr. Tiago, mais uma vez me deu mais uma oportunidade de aprendizado. Além de ser a responsável pelo laboratório de inseminação fui também responsável por toda a vacinação geral da UPL 2. Foi quando veio o convite, em 2019, para ser a gerente da nova UPL da empresa Xerez, a UPL 3, localizada no município de Caridade, também no Ceará, unidade onde estou na gerência desde então”, relata, ao pontuar sua própria trajetória como resultado de “dedicação e amor”.  

Em questão de evolução profissional, ela destaca que é “preciso ser curioso e proativo, mas também tem que saber ouvir e lidar com os desafios do dia a dia”. “Hoje os maiores desafios que enfrentamos é a mão de obra, um pouco mais jovem, assim acabamos tendo um pouco mais de dificuldade de lidar com esses profissionais. Mas, ao mesmo tempo, são muito inteligentes e com uma boa conversa conseguimos bons resultados”, complementa.  

Ao fazer uma análise de toda caminhada, a profissional pontua que a Topigs Norsvin tem um papel muito importante na produção da Granja Xerez. “Vejo que a empresa tem a preocupação de sempre buscar inovação na sua genética. Ela disponibiliza animais com alto índice de produtividade, com uma uniformização perfeita e no final temos animais com uma carcaça de qualidade. O suporte da equipe é feito com muita atenção e cuidado. Assim, nos é dado total apoio nos momentos que são solicitados ou não, sendo feitas visitas técnicas e acompanhamentos de rotinas, sendo avaliados   todos os animais recém alojados e os demais que já estão na granja”, finaliza.  

Fonte: A.I, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Paraná confirma dois casos de gripe aviária em três dias

FAO atesta: carnes, ovos e leite são essenciais para saúde

Operação detecta fraude no leite em Pernambuco