in

Gestão da água na produção de pescado é tema de livro

Material é oferecido pela Embrapa

PEIXE

A fim de ofertar maior entendimento aos produtores de pescado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança livro sobre gestão da água para indústrias de processamento de pescado. Material é gratuito e já se encontra disponível no site oficial da Empresa.

Como explica a Embrapa, o “Manual para gestão da água e de resíduos do processamento de peixes”, destinado a indústrias de processamento de pescado, apresenta um roteiro de ações adaptáveis a indústrias de beneficiamento de peixes de diferentes portes, com foco em redução do uso de água e aproveitamento de resíduos agroindustriais, além do tratamento e reuso de efluentes.

 “As orientações contidas no manual estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ratificados em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável”, destaca a Empresa.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura Viviane Rodrigues Verdolin dos Santos, a ideia para a elaboração do livro surgiu a partir dos resultados obtidos em uma pesquisa coordenada pela Unidade, na qual houve redução de até 30% na utilização de água e geração de efluentes pelas indústrias de pescado. “A partir daí vimos que o modelo que desenvolvemos poderia ser aplicado em outras indústrias e resolvemos elaborar o manual com o passo a passo, orientando aqueles que buscam alternativas para a redução no uso de água, aproveitamento de resíduos e tratamento e reúso de efluentes”, pontua.

Para saber mais sobre a iniciativa e ter contato com o material, acesse o site oficial da Embrapa, clicando aqui.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.

ELANCO

Elanco Saúde Animal cresce 10% no Brasil

ovos

IOB firma parceria com ETEC Júlio de Mesquita