Gabriela Couto, da redação
gcouto@ciasullieditores.com.br
A 18ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam’22) iniciou na terça-feira (15), no Centro de Convenções de Natal (RN). Evento, que trará novidades sobre as cadeias de aquicultura e de carcinicultura, conta com programação até sexta-feira (18).
Essa programação inclui o XVIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; XIV Simpósio Internacional de Aquicultura; XVII Festival Gastronômico de Frutos do Mar; XVII Sessões Técnicas e Cientificas – Aquicultura e Carcinicultura e a XVII Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura. As palestras contarão com renomados profissionais nacionais e internacionais.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e da Fenacam, Itamar de Paiva Rocha, é esperado em torno de 2.500 pessoas nos simpósios do evento e mais de 5 mil visitantes na feira. “Estamos com a feira lotada, otimizamos o espaço e nessa edição temos um corredor a mais de estandes, do que a edição de 2021”, explica.
Rocha também comentou sobre as oportunidades de negócio da feira desse ano, que conta com a presença de empresas brasileiras e internacionais, afirmando que a edição de 2022 será uma ótima para ampliar os negócios, podendo movimentar bastante o mercado da carcinicultura e da aquicultura.
A edição deste ano da Fenacam abriu espaço também para a academia e conta com a presença de cinco universidade, sendo elas do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. “Essas universidades estão trabalhando sobre a carcinicultura, Petrolina tem muitos poços para desenvolver a atividade. Eu acredito que a carcinicultura vai crescer muito nessas regiões, por isso, a presença dessas universidades é tão importante para a feira”, finaliza.
Além de movimentar o mercado, a Fenacam’22 contribuirá para a movimentação da economia formal e informal de Natal (RN), com a geração de emprego e renda temporários, ativando grandes, médios e pequenos empreendedores de todos os estados brasileiros.