11/10/2017 CALENDÁRIO ANTECIPADO

RS busca avançar rumo ao status sanitário de livre da aftosa sem vacinação

Eumar Novacki recebeu comitiva do Estado e elogiou iniciativa

Uma comitiva do Rio Grande do Sul esteve presente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) para reunião com o secretário Executivo Eumar Novacki na última terça-feira (10). A pauta foi a antecipação do cronograma para tornar o Estado livre da febre aftosa sem vacinação.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, a comitiva formada por entidades do setor agropecuário e entidades de classe buscou verificar a execução das metas do plano estadual, que cumpre cronograma do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, para que o Rio Grande do Sul avance em seu status sanitário atual de livre da doença com vacinação.

comitiva rs no mapa_divulgacao

Comitiva era formada por entidades do setor agropecuário e entidades de classe (Foto: divulgação)

Polo entregou a Novacki pedido de auditoria para avaliar as condições de defesa agropecuária do estado. A proposta encontrou receptividade ao ser apresentada a Novacki, que destacou a importância do cumprimento do dever de casa pelos Estados e disse que “o Brasil ganha com uma iniciativa como essa do Rio Grande do Sul”.

A auditoria já está marcada para outubro possibilitará um diagnóstico detalhado da situação no Estado já no mês seguinte, em novembro.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.