21/11/2017 MUITO ALÉM DO COMERCIAL

Atualização sobre Salmonella exige ações conjuntas

Especialistas se reuniram para debater questões acerca do tema

Um ponto ficou bastante claro após as apresentações e debates realizados no dia 17 de outubro entre diversos especialistas em Salmonella: cadeia produtiva e governo precisam trabalhar em conjunto. O encontro organizado pela Facta em Campinas (SP) envolveu conteúdos como controle da bactéria, legislação e a resistência antimicrobiana.

A professora da Universidade Tuiuti, do Paraná, Anderlise Borsoi, justifica: “O tema é também do interesse do governo, que busca avançar neste assunto, pois, a possibilidade de perder um mercado como a União Europeia, por exemplo, mesmo que represente apenas 3% dos embarques brasileiros, porém é uma formadora de opinião, pode afetar outras relações comerciais entre os países.

“Toda granja tem Salmonella”. Assim determina Edir Nepomuceno, professor da Unicamp e atualmente presidente da WPSA, a Associação Mundial de Ciências Avícolas. Uma das vozes mais respeitadas dentro da avicultura mundial, ele é categórico ao afirmar: “Deste modo, sem sombra de dúvida se trata de um problema que exige vigilância permanente. Hoje, amanhã e sempre”.

Leia mais sobre as perspectivas dos especialistas no assunto clicando aqui para acessar a edição nº 127 da revista feed&food.

ff_novembro_aves_materia