13/11/2017 PRODUÇÃO SEGURA

Anpario reforça importância do uso de aditivos para nova demanda mundial

Companhia marcou presença com palestra durante Workshop Sindiavipar

João Paulo Monteiro, de Foz do Iguaçu (PR), e Natália Ponse, da redação

joao@ciasullieditores.com.br; natalia@ciasullieditores.com.br

O maior evento do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) contou com a presença da Anpario (São Paulo/SP), empresa multinacional inglesa que atua com produtos voltados à saúde da ave, melhorando resultados e desempenho zootécnico. Tendo como premissa o apoio às entidades avícolas, a empresa levou para o Workshop Sindiavipar, realizado nos dias 9 e 10 de novembro em Foz do Iguaçu (PR), sua expertise em soluções para o setor.

Lideranças, gestores, técnicos e estudantes da avicultura no Estado puderam prestigiar a palestra do gerente Técnico Leonardo Amaral, que falou no segundo dia de evento sobre “Aditivos: alternativa aos antibióticos”. “É um tema atual porque a produção de carnes e ovos sem o uso de antibióticos, mesmo como promotores de crescimento, é uma demanda mundial”, explica o profissional.

De acordo com ele, durante explanação, os antibióticos foram imprescindíveis em data momento como tratamento e depois promotores de crescimento. Porém, em citação bibliográfica de Allen e Sader, o palestrante explica que o uso de antimicrobianos como promotores de crescimento é o mais controverso, pois emprega em doses sub-terapêuticas, que por sua vez, propiciariam a seleção de populações bacterianas resistentes aos antimicrobianos. E ainda salienta que a grande preocupação é que bactérias resistentes em animais de produção possam contribuir para a resistência aos antibióticos em humanos. Sabendo disso, as primeiras restrições relativas tiveram início em 1997 e foram progredindo em espaço de tempo.

anpario_sindiavipar

Gerente de Vendas, Reginaldo Teixeira; gerente Técnico, Leonardo Amaral e o diretor Comercial Latam, David Dinhami, prestigiaram o evento representando a Anpario (Foto: feed&food)

No campo de atuação dessa problemática está a microbiota intestinal, um sistema complexo onde se encontram formas de vida com relação direta na saúde das aves, onde também se expressa o resultado em que o plantel vai obter. "Alguns fatores atuam nesse contexto: dieta, composição, idade do animal, stress, ambiente, controle microbiológico da ração e água e, sobretudo, o uso de aditivos ou antibióticos. Eles terão ação direta na atuação microbiana, que pode contemplar 17 gêneros e mais de 500 espécies diferentes de bactérias", menciona Leonardo Amaral.

Para alcançar a situação de equilíbrio, a se trabalhar com 85% de bactérias probióticas e até 15% patogênicas, o profissional discorreu sobre prebióticos, probióticos, simbióticos, fitogênicos, ácidos orgânicos e outras novidades do mercado.  

Além do oferecimento técnico, a empresa também apresentou suas soluções da linha de produtos ácidos orgânicos e óleo essencial, focadas na melhoria constante da saúde intestinal das aves por meio dos produtos: Salkil, pHorce e Orego Stim Pó e Líquido. “O pHorce é um composto com ação específica no controle de salmonella e outras bactérias. O Orego-Stim, por exemplo, tem eficiência comprovada para controle de bacterias”, reforça Amaral, enfatizando que a Anpario produz e comercializa aditivos com foco de ação entérica para prevenção de doenças e promoção de excelentes resultados zootécnicos. 

“Nossa expectativa é sempre integrar e compartilhar as melhores experiências da cadeia avícola focando principalmente a saúde intestinal das aves”, menciona o diretor Comercial Latam, David Dinhani. Também presente no evento, o gerente de Vendas da companhia, Reginaldo Teixeira, salienta a importância do encontro. “Aqui estão presentes cooperativas, produtores integrados, médicos-veterinários, todos importantes para nossa empresa e para a desenvoltura da economia brasileira em avicultura. A satisfação é enorme de estar no Paraná, um Estado pujante que determina mais de 30% do total das exportações de frango de corte”, finaliza.

Saiba mais detalhes sobre a participação da Anpario no Workshop Sindiavipar no vídeo abaixo: