in

Aquacultura exige proteção sob medida

Vacinas autógenas são suporte à biosseguridade do setor

Vacinas autógenas são suporte à biosseguridade do setor

Com mais de 10 milhões de peixes imunizados desde seu lançamento, a Unidade de Negócios Aquacultura do Biovet Vaxxinova é referência com a linha Govaxx® de vacinas autógenas no promissor segmento de produção de tilápias, que corresponde em torno de 60% de toda a produção da piscicultura brasileira.

“A produção de peixes segue com a demanda em alta no mercado consumidor, conforme indica o amplo e sólido crescimento de dois dígitos apurado nos últimos anos, o qual nós temos suportado com estratégias para reforçar a biosseguridade da piscicultura brasileira”, explica o gerente de produtos Aqua, Médico Veterinário Mestre em Aquicultura, Santiago Benites de Pádua.

A proposta de valor da empresa para aquacultura, detalhada no site do Biovet Vaxxinova (www.biovet. com.br/produtos/aqua), engloba soluções completas de serviços de campo, vacinas produzidas sob medida para atender os desafios dos piscicultores e diagnóstico de excelência, por meio de parceria firmada com o melhor e mais estruturado laboratório de Diagnóstico de Enfermidades de Animais Aquáticos do Brasil (AQUAVET/UFMG).

“Sob o comando do Prof. Dr. Henrique Figueiredo, o AQUAVET recebe todas as amostras de campo designadas para diagnóstico laboratorial e seleção de sementes para produção de vacinas Govaxx®, havendo exclusividade bilateral no fornecimento/recebimento de sementes para vacinas autógenas de peixes. É excelência no diagnóstico e na caracterização de agentes infecciosos”, destaca Santiago.

As vacinas autógenas têm produção e controle rigorosos, semelhantes aos das vacinas comerciais. São produzidas a partir de microrganismos isolados e identificados de animais de uma propriedade, com produção sob medida, sendo reconhecidamente a melhor opção para a gestão dos desafios sanitários que a tilapicultura enfrenta rotineiramente. Em adição, seu uso é exclusivo da propriedade na qual foi realizado o isolamento ou em sistemas integrados, bem como em propriedades adjacentes onde ocorreu o isolamento dos agentes infecciosos.

Segundo Santiago, as vacinas autógenas são muito importantes para suprir a ausência e/ou disponibilidade de vacinas comerciais para um determinado desafio sanitário ou quando há diferença no espectro de proteção conferida pela vacina comercial. O uso de vacinas autógenas Govaxx® traz resultados superiores de proteção, proporcionando a redução de uso de fármacos antimicrobianos, bem como maior sustentabilidade para o negócio, além de contribuir para a produção de uma fonte proteica segura e de alta qualidade aos consumidores de pescado.

Nesse mercado, a Unidade de Negócios Aquacultura do Biovet Vaxxinova se destaca pelo desenvolvimento e comercialização de vacinas injetáveis. Além disso, novas soluções em vacinas estão constantemente em desenvolvimento pelo time de P&D da empresa, sendo esperado em breve o lançamento de uma solução inovadora de vacina, cuja aplicação será por banho de imersão para alevinos, anseio este demandado pelo setor produtivo que contabiliza importantes perdas na produção de formas jovens de tilápias.

Fonte: A.I.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Final do Ideas For Milk acontece nesta quinta-feira

Podcast aborda granjas sob o olhar sanitarista